terça-feira, 17 de maio de 2011

Icozinho sem estradas *** POR: BLOG ICÓ É NOTICIA


Os habitantes do distrito de Icozinho, situado a 40 Km da cede municipal da cidade de Icó, estão praticamente ilhados.

Desta vez, não por causa de água, mas sim por causa das estradas que ligam o distrito à sede do município icoense.


Todos os meses circulam pela sede de Icó cerca de 30% da população do distrito. Essas pessoas procuram as agências bancárias da cidade, o Hospital Regional, a Secretaria de Saúde e de Educação de Icó, as Escolas Vivina Monteiro e CERE Padre José Alves de Macedo, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó.

E sobre o comércio da cidade, essas pessoas são as responsáveis por quase 40% do capital financeiro que circula na cidade. A população do distrito se preocupa imaginando um caso de saúde que necessite se deslocar até a cidade ou a capital Fortaleza, pois as estradas estão totalmente destruídas.

O percurso de 40 Km que liga o distrito a cede do município, se feito de moto, gasta-se cerca de 2 horas e meia; o mesmo percurso realizado de ônibus exige cerca de 3 horas e 15 minutos de viagem.

Essa realidade periclitante coloca em risco a vida da população que todos os dias necessitam vir até sede municipal icoense. Os ônibus que viajam da zona rural até a área urbana trafegam transportando pessoas idosas, crianças, mulheres grávidas entre outras. Mesmo assim, não se sabe de nenhum projeto que tenha sido votado ou que esta sendo votado pela Câmara de Vereadores visando mudar essa realidade.

Essa problemática é notória mas poucos se dão ao trabalho de expor e criticar tamanha falta de respeito a um povo tão sofrido e que carece de apoio social e educacional.

* Texto escrito pelo professor Ednael Macedo, e publicado em seu blog

Um comentário:

alday disse...

É realmente uma vergonha, por que a dois anos que as maquinas só fazem a estrada até icozinho, esquecem de fazer de icozinho até divisa com a Paraíba. Os polítcos de Icó só lembra dessa região em época de eleição.