terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lançada Campanha Mais Alimento no Cariri


Cerca de 500 agropecuaristas de 48 municípios do Cariri e da região Centro-Sul, a maioria integrantes da agricultura familiar, participaram, ontem, do lançamento da Campanha Mais Alimentos, uma caravana de 20 carretas, que está levando um verdadeiro shopping center de máquinas e implementos agrícolas ao Interior do Estado.

Durante todo o dia, o que há de mais moderno em maquinário e implementos voltados à agricultura familiar foi mostrado no Parque de Exposições Agropecuárias do Crato. Hoje, a caravana encontra-se em Quixeramobim, seguindo para Limoeiro do Norte, Baturité, terminando sexta-feira, na cidade de Sobral.

Além de receber informações sobre o "Mais Alimentos" e conhecer inovações tecnológicas da indústria para o meio rural, o agricultor poderá sair da Feira Tecnológica Itinerante com brindes que chegam a R$ 25 mil. Em cada município visitado pela caravana serão sorteadas plantadeiras, selecionadoras de grãos, debulhadores de milho e trituradores de ração, entre outros equipamentos. A caravana promoverá também o sorteio de um trator de 18 CV por estado.

A Feira Itinerante é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS), com objetivo de, segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, potencializar o acesso do produtor familiar à linha de crédito do "Mais Alimentos", que financia projetos de até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até dez anos, carência de até três anos e juros de 2% ao ano.

Camilo lembrou que a agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimentos no campo. Acrescentou que é o setor mais carente de apoio. Daí a presença da caravana, oferecendo crédito, informações e tecnologia para o seu crescimento.

As localidades escolhidas são municípios-polo, referência em atividades produtivas da agropecuária.

Os descontos negociados pelos fabricantes com o governo para o programa chegam a 15% sobre os atuais preços médios das máquinas no mercado.

Os pagamentos são vinculados aos preços mínimos das principais culturas da agricultura familiar, como feijão, hortifrutigranjeiros, arroz, milho, hortaliças, mandioca, pecuária leiteira e criação de suínos.

O apicultor Benigno Lopes de Araújo, conhecido como "Benigno do Mel", foi o primeiro a comparecer ao escritório da Ematerce, no Parque, para fazer a sua proposta. Ele comprou uma forrageira para pagar em dez anos.