terça-feira, 23 de agosto de 2011

Famílias de perímetro irrigado ocupam sede do Dnocs em Icó *** Materia Publicada no Jornal o Povo. ** Fotos do portal Orós









Cerca de 300 famílias de agricultores do perímetro irrigado Icó-Lima Campos ocuparam na manhã desta terça-feira, 23, a sede do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) do município de Icó, no Centro-Sul cearense. Eles reclamam da falta de estrutura no perímetro, bem como de apoio do órgão. As informações são do correspondente do O POVO, Amaury Alencar.
Às 6 horas da manhã de hoje, o grupo saiu da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, para percorrer as ruas do município, com faixas e cartazes. Segundo os agricultores, 75% da área do perímetro, que é de 10 mil hectares, está sem produzir. Os insumos para as famílias estão vindo da Bahia. Mesmo com as dificuldades, atualmente são 1.500 famílias produzindo no perímetro, gerando cerca de sete mil empregos.Ainda de acordo com os trabalhadores, o perímetro encontra-se sucateado, com canais de irrigação e bombas quebradas.

Os agricultores dizem que só vão deixar a sede do Dnocs quando houver alguma negociação com o Governo Federal. Além de Icó, acontecem manifestações em Fortaleza e Brasília.