segunda-feira, 16 de novembro de 2009

6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CETTR.


6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CETTR.

Consolidando com a base uma gestão transparente e comprometida com um modelo de desenvolvimento centrado na Agricultura Familiar.

Companheiras e Companheiros;

Como é do conhecimento de todos (as), o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do estado do Ceará, coordenado pela FETRAECE, realizou de 10 a 13 de novembro de 2009, com ampla participação e debate o 6º CETTR. A qualidade e a construção deste congresso é fruto de muita luta e participação popular de todas as instancias do MSTTR Cearense.
Vale destacar o compromisso claramente demonstrado pelos mais de 600 delegados e delegadas inscritos no 6º CETTR, em estudar, debater, aprimorar com as idéias adquiridas ao longo da vivencia no MSTTR frente à representação dos trabalhadores e trabalhadoras sobre os diversos temas contidos no documento base que são, temas gerais; Analise de conjuntura, Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e Sindicalismo. Temas específicos; Ampla e massiva Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Assalariados (as) Rurais, Sustentabilidade Ambiental, Políticas Sociais, Formação e organização Política e Sindical, Educação do Campo, Gênero e Organização das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Juventude. Ao todo, um total de 09 (nove) comissões temáticas com vários subtemas que deram conta de alimentar o debate e consolidar propostas definidas como plano de lutas em cada um dos temas que serão à base de ação do MSTTR nos próximos quatro anos.
O Congresso é indiscutivelmente a instancia máxima de deliberação tendo em si a construção coletiva de todas as outras instancias do MSTTR, no entanto a consolidação das ações deliberadas e aprovadas no 6º CETTR perpassa para além do conjunto de delegados e delegadas e faz se necessário o empenho de toda a base sindical, desde as delegacias sindicais nas comunidades até a CONTAG, bem como a construção de parcerias governamentais e não governamentais que as considerem importantes nesta construção, consolidando assim o PADRSS.
Outra importante deliberação do 6º CETTR foi eleger com expressivo sentimento de unidade uma nova diretoria para a FETRAECE e suas nove Coordenações regionais, tendo concorrência de duas chapas apenas para a regional de Crateús e mesmo assim uma disputa de forma respeitosa e de compromisso com o projeto do MSTTR.
Assim sendo, quero manifestar a mais profunda gratidão e reconhecimento pelo empenho de cada um e cada uma em fazer parte desta construção que somado ao compromisso de muitos outros sujeitos (as) protagonistas desta história, terá o reflexo no fortalecimento da organização sindical, na consciência de toda a sociedade em torno do PADRSS e na definição, aplicação das tão sonhadas e necessárias políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar.


Saudações Sindicais:

Luiz Carlos Ribeiro de Lima
Vice Presidente da FETRAECE

Nenhum comentário: