quinta-feira, 3 de abril de 2008

Presença da Secretaria de Politicas Socias do STTR-ICO, no Seminário Estadual - “Mulher Trabalhadora Rural - Uma história de lutas e conquistas


Coletivo Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais - CEMTR "15 anos de muitas lutas econquistas"
O Coletivo Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETRAECE está completando 15 anos de muitas lutas e conquistas.O CEMTR existe desde 1993, porém, até o ano de 1997, a organização dos Coletivos Regionais de Mulheres Trabalhadoras Rurais se encontrava limitada a apenas 04 (quatro) regionais da Federação. Desde o início esses Coletivos assumiram o desafio de trazer para a cena política/sindical o debate sobre a participação das mulheres na sociedade e nas instâncias de decisão do movimento sindical.
Com a ampliação do número de Coletivos as mulheres ocuparam espaços privilegiados nas discussões sobre os seus problemas específicos, sobre sua própria vida, e, principalmente, sobre sua luta pela conquista de direitos, de participação e de decisão na sociedade, em particular, no movimento sindical.
Atualmente, em todo Estado, existem além dos 09 (nove) Coletivos Regionais de Mulheres, dezenas de Comissões e Coletivos Municipais organizados nos Sindicatos e centenas de mulheres ocupando cargos nas direções dos Sindicatos e nas demais instâncias da FETRAECE.
MULHERES TRABALHADORAS RURAIS DA FETRAECE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO ESTADUAL
Nos dias 27 e 28 de março, o Coletivo Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETRAECE realizará o Seminário Estadual “Mulheres Trabalhadoras Rurais – Uma história de lutas e conquistas. O evento acontecerá na Sede da Entidade, em Fortaleza, e reunirá cerca de 150 trabalhadoras rurais de todo o estado do Ceará.
O seminário pretende refletir sobre a atuação das Mulheres Trabalhadoras Rurais no MSTTR a partir de suas lutas e conquistas históricas; Socializar os resultados obtidos com a Marcha das Margaridas em 2007, apresentando os pontos negociados com o Governo Federal; Ouvir e debater com os/as representantes das instituições governamentais sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres trabalhadoras rurais que são implementadas em nosso Estado e o que pode ser feito para executar o que foi negociado a nível do Governo Federal; Discutir sobre as eleições/2008; e Construir propostas de reivindicações das Mulheres Trabalhadoras Rurais para pauta do Grito da Terra no Ceará.
FONTE: FETRAECE

PROJETO SESI POR UM BRASIL ALFABETIZADO EM ICÓ, ONDE TEM COMO PARCEIRO O STTR-ICÓ



Capacitação inicial realizada em Fevereiro de 2008, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó-Ce, onde foram capacitado 08 Alfabetizadores, que iram trabalhar com 175 alunos, do projeto SESI POR UM BRASIL ALFABETIZADO, tendo como capacitor o supervisor de sala do projeto Bevenilson Nunes de Freitas, presente também Bevenides Nunes de Freitas, supervisor das referidas turmas.



MARCHA DAS MARGARIDAS 2007



PRESENÇA MARCANTE DA SECRETARIA DE POLITICAS SOCIAIS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE ICÓ-CE, NA MARCHA DAS MARGARIDAS 2007, EM BRASILIA - DF.
A Coordenação Nacional de Mulheres da Contag, as coordenadoras de Mulheres das Federações de diversos estados brasileiros e as representantes das entidades parceiras da Marcha das Margaridas 2007 estão reunidas desde o último domingo (22/7) na sede da confederação, em Brasília. O encontro que termina hoje (24/7), no final da tarde, tem como objetivo dar continuidade à organização da Marcha, a maior mobilização nacional das trabalhadoras rurais, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto. Discutir detalhadamente os pontos de reivindicações da pauta, debater a formação em massa das trabalhadoras rurais que vão participar das mesas temáticas simultâneas que acontecerão no dia 21 de tarde, atualizar o quadro de participantes por estado, definir como será o ato político de abertura do evento, enumerar as participantes da Feira Solidária das Margaridas e organizar a passeata do dia 22. Esses são alguns pontos da pauta de discussões desse encontro. "A Marcha das Margaridas reunirá 50 mil mulheres em Brasília. É um ato político de discussão, intercâmbio, protesto, denúncia e reivindicações. Por isso a importância da mobilização ser construída democraticamente", ressalta a coordenadora de Mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro. Nas mesas temáticas de discussões as mulheres abordarão temas como terra, água e agroecologia, previdência, saúde, direito reprodutivo, valorização do salário mínimo e do trabalho e combate à violência, entre outros. A Marcha das Margaridas 2007 vai inovar ao apresentar uma maneira diferente de tratar o lixo que será produzido durante o encontro. "A idéia é conscientizar não só as pessoas do movimento sindical, mas todos aqueles envolvidos com a mobilização, do cuidado que devemos ter com o lixo que produzimos", disse Carmen. Com o lema Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista, a Marcha das Margaridas 2007 integra a agenda política do sindicalismo brasileiro - Contag, Federações e Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais na agricultura, CUT - e do movimento de organizações parceiras: Movimento de Mulheres Trabalhadoras do Nordeste (MMTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe (Rede Lac) e Coordenadora de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam).
FONTE: CUT
VEJA AS FOTOS
No roçado o dirigente e Tecnico Agricola João acompanha o plantio da mamona aqui plantada consorciada com o milho, e repassar orientações aos assentados, vendo que, esta foi plantada em Janeiro/2008, e ja esta começando a vingar os seus frutos.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

RIO SALGADO DEIXA FAMILIAS DESABRIGADAS EM ICÓ

O Rio Salgado em Icó-Ce registra uma de suas maiores enchentes, deixando varios bairros inundados sendo eles: o Rosario, DNER, Conjunto BNH, e Conjunto Pedrinas sendo este o mais afetado pelas aguas. O Prefeito Municipal decretoru estado de emergencia, não está havendo aulas nas esolas da Sede do municpio pois estão servido de abrido para desabrigados pelas águas.


VEJA AS FOTOS

REUNIAO PARA AJUDAR OS ATINGIDOS PELAS AGUAS EM ICÓ-CE